21/09/2011

Nasa apresenta dados do misterioso asteroide Vesta


Dawn obteve esta imagem no dia 24 de julho, quando estava a 5,2 mil quilômetros de distância do asteroide. Foto: Nasa/Divulgação
Dawn obteve esta imagem no dia 24 de julho, quando estava a 5,2 mil quilômetros de distância do asteroide
Foto: Nasa/Divulgação
A Nasa, agência espacial americana, apresentou nesta sexta-feira um vídeo sobre o asteroide Vesta, visível a olho humano, com mais detalhes do que nunca, graças as imagens que a sonda Dawn realizou desde que chegou à órbita no mês de julho. Os dados obtidos pela câmera que foi utilizada para realizar a produção audiovisual ajudarão os cientistas a determinar detalhes do Vesta.
Com um diâmetro de 575 km, o Vesta é o segundo objeto de maior tamanho no cinturão de asteroides, entre Marte e Júpiter, que rodeia o Sistema Solar. Os cientistas calcularam que essa região abriga por volta de 100 mil asteroides, considerados os "escombros" que restaram após a formação do sistema há 4,6 bilhões de anos. Determinar a origem deste misterioso asteroide, assim como sua formação, contribuirá para conhecer melhor como foi o início de nosso sistema solar.
A coleção de imagens obtidas pela sonda quando estava a uma distância de 2 mil km e 700 km acima da superfície do Vesta serve para determinar seu eixo de rotação e estabelecer um sistema de coordenadas de latitude e longitude. Além disso, busca definir a orografia do polo sul do asteroide gigante, onde picos gigantescos, fendas profundas e crateras podem ser apreciados.
A sonda Dawn continua enviando dados e os cientistas esperam que as imagens cheguem em outubro, quando alcançar o ponto mais próximo do Vesta, o que irá permitir a possibilidade de fotografias com uma resolução até oito vezes maior. Outra característica diferente que é vista no vídeo é um enorme estrutura circular na região do polo sul, uma área que os cientistas buscavam ver desde que o telescópio espacial Hubble da Nasa o detectou pela primeira vez.
As observações que vem da Terra e também com telescópios espaciais proporcionaram imagens do Vesta durante aproximadamente dois séculos, mas nunca haviam conseguido ver muitos detalhes sobre a superfície.
A sonda, lançada em 2007, alcançou a órbita do asteroide no dia 15 de julho após viajar quase quatro anos e percorrer 2,8 milhões de quilômetros. A sonda irá rodar durante um ano ao redor do Vesta para estudar sua superfície antes de chegar ao planeta-anão Ceres.

0 comentários:

Postar um comentário

Serão aprovados comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Skull Belt Buckles