Unordered List

test

Breaking

Post Top Ad

Your Ad Spot

07/10/2011

Queda de Meteorito no Concelho de Borba - Portugal



Queda de Meteorito no Concelho de Borba

O que se pensa que terá sido um Meteorito terá alegadamente caído na zona de Borba, Rio de Moinhos, na noite de 5 de Outubro passado, cerca das 21 horas.

Os habitantes de Rio de Moinhos, freguesia do Concelho de Borba, terão visto rasgar os céus, uma bola de fogo com uma cauda, vulgarmente chamada de estrela cadente.

O “estrondo”, foi como se de uma explosão numa pedreira tivesse acontecido, segundo nos confessou uma funcionária da Junta de Freguesia, contatada telefonicamente pelo EcosOnline.

O ruído provocado pela queda, foi igualmente sentido em Estremoz e nas localidades limítrofes, como Vila Viçosa, Evoramonte ou Veiros.

Segundo informações do Observatório Astronómico de Lisboa, veiculadas pelo Centro de Ciência Viva de Estremoz, o fenómeno foi observado em várias zonas do país, como Lisboa, Leiria, Tomar ou Tavira, como aliás pudemos comprovar pela informação recebida pelos nossos leitores.

Terá sido visível uma bola de fogo, durante bastante tempo a deslocar-se no firmamento, sendo referida como tendo o tamanho da Lua.

Segundo o relato de um habitante de Evoramonte o barulho parecia o de uma explosão, que ocorreu de maneira “seca”.

Baseado nos relatos que foram recolhidos, o Observatório Astronómico de Lisboa, está a tentar identificar a trajetória seguida, já que se coloca a hipótese deste meteoro, não ter chegado a atingir o solo, mas ter-se desintegrado antes, nessa explosão que foi ouvida.

O professor Rui Gonçalves do Departamento de Física do Instituto Politécnico de Tomar, em comentário que efetuou, o qual o EcosOnline agradece, esclarece que o fenómeno terá sido também observado no sul de Espanha, tal como o relata a imprensa local. Em função da análise dos relatos efetuados, determinou-se que o Meteoro, possuia uma trajetória, oeste-este, pelo que poderá ter caído em Espanha, caso tenha sobrevivido à entrada n atmosfera.

Quando foi visível na zona de Évora, de onde provêm a maioria dos relatos recebidos, deveria encontrar-se a 50km de altitude e possuir uma velocidade de 7 km/s. O som ouvido minutos após o avistamento, corresponde ao estampido sónico, característico de objectos com velocidade supersonicas, como é o caso presente.

(Notícia em atualização)

Um comentário:

  1. eu sou d silgueiros d bodiosa e tmb avistei o meteorito.
    foi mais ou - por volta das 9 da noite e parecia 1 aviao ao longe a despenhar-se e com bastantes destroços luminosos.
    foi 1 experiencia incrivel.

    ResponderExcluir

Serão aprovados comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Post Top Ad

Your Ad Spot

Pages