Unordered List

test

Breaking

Post Top Ad

Your Ad Spot

29/11/2011

Ex-oficial israelense diz que Irã tem material nuclear para fabricar 5 bombas


O Irã tem material suficiente para construir quatro ou cinco bombas nucleares, disse nesta terça-feira (29) o ex-chefe da Inteligência Militar israelense, Amos Yadlin.
Yadlin, que passou à reserva há um ano e hoje dirige o Instituto para Estudos de Segurança Nacional, disse que Israel deve colaborar com estados de maior capacidade que ele próprio para frear o programa nuclear de Teerã.
"Se o Irã declara que tem em seu poder armas nucleares, Israel disporá de várias opções e não estará sozinho. Devemos manter abertos os canais com aqueles que têm capacidades militares melhores que as nossas", disse na cerimônia de aceitação do cargo como diretor do instituto.
O militar afirmou que "um Irã nuclear é uma ameaça existencial, mas isso não significa que uma vez que consigam a bomba nuclear vão atacar Israel". Além disso, minimizou a possibilidade de que, caso aconteça um ataque aéreo israelense contra as instalações nucleares iranianas, Teerã responda com uma chuva de mísseis contra o Estado judeu. "Não têm 150 mil mísseis e há uma diferença entre os foguetes de curto e os de longo alcance.
Em sua maioria são imprecisos e as possibilidades de que cheguem ao alvo não são muito altas", comentou.
Neste mês, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que o Irã está mais perto "do que as pessoas pensam" de conseguir a bomba nuclear, depois da publicação do relatório da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) sobre o programa atômico iraniano.
Esse relatório apresentava indícios de que o Teerã manteve, até um passado recente, atividades que só podem estar relacionadas com o desenvolvimento de armas nucleares e que não fazem parte de um programa nuclear civil. Israel usou essa informação para tentar convencer a comunidade internacional da necessidade de impor sanções mais duras à República Islâmica, medida rejeitada por países como Rússia e China.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serão aprovados comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Post Top Ad

Your Ad Spot

Pages